No espírito da cadeira Honey-Pop, é interessante apresentar a Kyouei Design. O designer é Kouichi Okamoto.

Eles desenvolveram uma lâmpada com tecnologia semelhante, se não for igual, a da cadeira Honey-Pop. É a Honeycomb Lamp.

Honeycomb Lamp, Kouichi Okamoto para Kyouei Design

Além deste projeto, eles tem uma série de outras luminárias divertidas. São trabalhos criativos, que impressionam, explorando estéticas inesperadas. Os projetos são feitos dos mais diversos materiais: papel, metal, borracha...

Mas uma imagem vale mais do que mil palavras. Então deixo as fotografias de alguns desses trabalhos.

Balloon Lamp, Kouichi Okamoto para Kyouei Design

Mobile Light, Kouichi Okamoto para Kyouei Design

Liquid Lamp, Kouichi Okamoto para Kyouei Design

O site da Kyouei Design é www.kyouei-ltd.co.jp

Pensei em começar as postagens apresentando alguns designers japoneses que tem recebido bastante atenção ultimamente. Um deles é Tokujin Yoshioka.

Nascido em Saga, Japão, no ano de 1967, ele se formou em 1986, na Escola de Design Kuwasawa. Começou trabalhando para Shiro Kuramata e Issei Miyake, até abrir seu próprio estúdio em 2000. Ele desenvolveu diversos projetos com Issei Miyake por quase 20 anos, além de trabalhar com empresas internacionais como Hermes, Toyota e Swarovski entre outras.

A cadeira Honey-Pop, criada em 2001, chamou bastante atenção para o designer.

Cadeira Honey-Pop, 2001, Tokujin Yoshioka

Cadeira Honey-Pop, 2001, Tokujin Yoshioka

Esta cadeira é feita de uma pilha de papéis de maneira que, quando aberta, sua estrutura se apresenta de maneira semelhante a das colméias. Ela se assume sua forma final quando o usuário se senta, adaptando-se a ele. A cadeira Honey-Pop faz parte da coleção permanente do MoMa (Museum of Modern Art) de Nova Iorque, assim como do Vitra Design Museum, do Pompidou Center e do Victoria and Albert Museum.

Ele ganhou diversos prêmios como o Mainichi Design Award, em 2001, BVLGARI Brilliant Dreams Award, em 2007, Design Miami - Designer of the Year, também em 2007 e o DFA Award (Design fo Asia Award) em 2008.

Yoshioka também produziu diversos outros produtos incríveis, que pretendo apresentar em futuras postagens, mas para os curiosos, aqui está o site oficial: www.tokujin.com