De 28 a 30 de agosto, ocorre em Tóquio o Good Design Award.


É um dos maiores eventos de design da Asia, que apresenta mais de 2 mil itens em um espaço de 17 mil metros quadrados no Tóquio Big Sight. O evento é organizado pelo Japan Industrial Design Promotion Organization (JIDPO) com o objetivo de avaliar e encorajar o design japonês.

Um dos itens que será exposto é o Fresh Label.

To-Genkyo, Fresh Label, 2009

No último ano, o Japão sofreu com uma série de escândalos envolvendo empresas de comida que mexiam nas datas de validade dos produtos. Esse design, projetado pelo grupo To-Genkyo, acompanha a data de validade do alimento. A etiqueta muda de cor baseada no nível de amônia que a comida emite ao longo do tempo. Quando o produto passa da validade, o código de barras não é mais legível, tornando impossível vender o produto.

To-Genkyo, Fresh Label, 2009

Outro ítem interessante é o banner "Truths only kids can see".

Dentsu, Truth olny kids can see, 2009

Projetado pela Dentsu, para a empresa de livros infantis Kadokawa Tsubasa, o banner utiliza uma tecnologia de impressão lenticular, muito utilizada em anúncios que "se transformam" quando a pessoa passa por eles. O designer simplesmente inverteu a impressão de horizaontal para vertical, criando um banner que varia dependendo da altura do leitor.

Com a forte pressão sobre os jovens para conquistarem bons resultados nos testes, a empresa queria passar uma mensagem às crianças, dizendo que elas são suas próprias pessoas, que elas não precisam escutar tudo o que os adultos lhes dizem. A mensagem no banner diz: "Se você ouvir tudo o que os adultos chatos lhe dizem, você vai se tornar um adulto chato".

Fonte: Spoon & Tamago
Depois de um tempo sem posts, estou de volta. E vou recomeçar com um dos assuntos que deixei pendentes no semestre passado: moda. Para isso, aqui vai um pouco sobre o famoso estilista japonês Issey Miyake.

Miyake nasceu em 22 de abril de 1938, em Hiroshima, Japão, com o nome de Kazumaru Miyake. Ele foi testemunha e sobrevivente da bomba nuclear largada em Hiroshima, em 1945. Ele tinha 7 anos de idade na época.

Issey Miyake, 1993


Miyake se formou em design gráfico na Universidade de Arte Tama em Tóquio, em 1964. Em seguida, trabalhou em Paris, onde trabalhou com Guy Laroche e Hubert de Givenchy, e Nova Iorque. Em 1970, retornou a Tóquio e fundou o Miyake Design Studio. Com o lançamento de suas primeiras coleções, ele conseguiu assinar um contrato com a loja americana Bloomingdales, com a seção "East meets the West".

Issey Miyake, inverno 2009

Miyake ficou famoso na década de 80, junto com outros nomes como Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto.

Issey Miyake, primavera/verão 2010

As idéias básicas de Miyake para fazer roupas têm sido sempre o conceito de criá-las a partir de um pedaço de tecido e a exploração do espaço entre o corpo humano e o tecido que o cobre. Ele busca sempre um balanço entre tradição e inovação, artesanato e tecnologia.

Issey Miyake - Staircase Pleara Dress, fall-winter 94-95, polyester

Em 1993 nasceu a PLEATS PLEASE, que é uma forma radical e eminentemente prática de roupas contemporâneas. “Permite movimentos irrestritos do corpo ao mesmo tempo que o tecido consegue manter sua forma”.

Issey Miyake, técnica Pleats Please

Propaganda, Pleats Please

Em 1994 e 1999, respectivamente, Miyake entregou suas coleções masculina e feminina para seu sócio Naoki Takizawa, para poder se dedicar mais profundamente a suas pesquisas. Em 2007, Takizawa abriu sua própria marca, apoiada pelo grupo Issey Miyake, e foi substituído como Diretor Criativo da Casa Issey Miyake por Dai Fujiwara.

Issey Miyake, inverno 2009

Em 1998, Miyake embarcou em um novo projeto: A-POC (A Piece of Cloth), com Dai Fujiwara e um time de jovens designers. O objetivo é desafias a maneira com que as roupas são feitas, utilizando novos processos para criá-las a partir de um único fio.

Issey Miyake, Bilbao Striped Bag, 2007

A marca Issey Miyake já não compreende apenas roupas. Inclui também acessórios, rel´øgios e perfumes.

Issey Miyake - Naoto Fukasawa, relógio Trapezoid

Segue o link para uma entrevista com Issey Miyake, em inglês.