Masahiro Minami, um designer nascido em 1978, em Osaka, participou e ganhou o 1º lugar este ano do Tokyo Midtown Awards, julgados pela elite do design japonês (Kenya Hara, Manabu Mizuno, entre outros). Este prêmio tem como objetivo valorizar o talento japonês. A premiação normalmente se divide em duas categorias: arte e design. O concurso de design de 2009 teve como tema "Novos presentes do Japão". No Japão existe a cultura do Omiyage e do Temiyage, que são presentes ou souvenirs. O omiyage normalmente é entregue a familiares e amigos na volta de viagens, enquanto o temiyage é um presente de agradecimento a alguém. Esses presentes são muito importantes na cultura japonesa, é uma obrigação social.

O projeto de Masahiro Minami é o “Chonmage Yookan“. É uma mistura de humor com astúcia, a peça se sobresaiu aos seus 1300 concorrentes na competição.

Masahiro Minami, Chinmage Yookan, 2009

A brincadeira é a seguinte: neste caso, o presente se refere à oferta de paz que os maridos levam às suas esposas após longas noites de bebida. Chonmage é o topo do cabelo do samurai, que representa sua honra e estima. Para quem viu o filme "O último Samurai", existe uma cena em que os guardas do império cortam o cabelo de um dos samurais, fazendo ele se sentir desonrado. O chonmage cortado, usado como tema para a forma do omiyage, reflete o declínio de um samurai, e a ausência do orgulho e da honra que o suportavam. Yookan é como uma geléia de feijão doce, que é uma escolha popular para este tipo de presente. A combinação dos dois forma um presente de desculpas que representa a retração da honra, um ato que deve suavizar os nervos de uma esposa enraivecida.

Masahiro Minami, Chinmage Yookan, 2009

A Tokyo Midtown é um distrito urbano com um nove estilo. Compreende um conjunto de 6 prédios entre vegetação abundante. Possui uma variedade de estabelecimentos comerciais como lojas, restaurantes, escritórios, hotéis e museus. A idéia é que estes estabelecimentos funcionem em conjunto para prover um estilo de vida com qualidade superior. A arte está viva em cada canto da cidade, recebendo visitantes, e é um fator chave para a proliferação do design japonês ao redor do mundo.

Tokyo Midtown

Masahiro Minami possui diversos tipos de trabalho de design, entre mobiliários, produtos, arquitetura e gráficos. Veja alguns:

Masahiro Minami - Books chair

Masahiro Minami - Adam & Eve, 2006

Masahiro Minami - Nazca coat hanger, 2004

Masahiro Minami - Suminiokenai anoko, 2008

Masahiro Minami - Suminiokenai anoko, 2008 Detalhe

Masahiro Minami - Red animal Crayon 2008

Este produto, Red animal crayon, foi projetado para conscientizar, principalmente as crianças, sobre os animais do Japão que estão em perigo de extinção. Os gizes de cera pretos possuem a forma desses animais. Ao mesmo tempo que ficam menores com o uso, suas imagens de mantêm no papel, representando o desaparecimento destas espécies.

Masahiro Minami - Red animal Crayon 2008

Masahiro Minami - A happy new year 2009, 2009

Masahiro Minami - Kumahuts, 2008

Masahiro Minami - Kumahuts, 2008