Haroshi é um escultor de madeira japonês especializado em criar peças de arte tridimensionais utilizando pranchas quebradas de skate. As pranchas de skate variam muito em tamanho e estrutura, dependendo da fábrica, modelo ou marca. Ao criar suas esculturas, Haroshi seleciona individualmente prancha por prancha entre as milhares que estão estocadas em seu estúdio. As pranchas são empilhadas, cortadas e esculpidas em suas formas. Em seguida são pintadas e polidas, para alcançar esse aspecto suave. As criações de Haroshi variam entre mosaico, pontos e pixels, onde cada elemento é cortado em formas diferentes ou mantém sua forma original e é conectado em estilos diferentes.


Haroshi - Screaming my hand, 2010

Haroshi - Screaming my hand, 2010

Um detalhe artístico das peças de Haroshi, apesar de não poder ser visto pelo observador, é a alma de cada obra. Durante a construção, cada escultura recebe uma "alma", simbolizada por alguma peça de metal de skate quebrada, colocada no interior da peça. A prática é baseada no escultor de Budas japoneses do século XII, Unkei, que costumava incluir uma bola de cristal dentro de suas esculturas como suas "almas".

Haroshi - Screaming my foot, 2010

Haroshi começou a se interessar por skate quando adolescente e é apaixonado até os dias de hoje. Ele conhece claramente todas as peças que compõem um skate e se sente relutante em jogar as peças fora, além de coletar seguidamente pranchas quebradas. Ele as coloca em bom uso com sua "reciclagem artística". Para Haroshi, suas peças de arte são como os skates, são a sua vida. São a sua comunicação consigo mesmo e com o mundo externo.

Haroshi - Mad skull, 2009

Haroshi - Love, 2010


Mais informações:
haroshi.com
designboom