Pensei em começar as postagens apresentando alguns designers japoneses que tem recebido bastante atenção ultimamente. Um deles é Tokujin Yoshioka.

Nascido em Saga, Japão, no ano de 1967, ele se formou em 1986, na Escola de Design Kuwasawa. Começou trabalhando para Shiro Kuramata e Issei Miyake, até abrir seu próprio estúdio em 2000. Ele desenvolveu diversos projetos com Issei Miyake por quase 20 anos, além de trabalhar com empresas internacionais como Hermes, Toyota e Swarovski entre outras.

A cadeira Honey-Pop, criada em 2001, chamou bastante atenção para o designer.

Cadeira Honey-Pop, 2001, Tokujin Yoshioka

Cadeira Honey-Pop, 2001, Tokujin Yoshioka

Esta cadeira é feita de uma pilha de papéis de maneira que, quando aberta, sua estrutura se apresenta de maneira semelhante a das colméias. Ela se assume sua forma final quando o usuário se senta, adaptando-se a ele. A cadeira Honey-Pop faz parte da coleção permanente do MoMa (Museum of Modern Art) de Nova Iorque, assim como do Vitra Design Museum, do Pompidou Center e do Victoria and Albert Museum.

Ele ganhou diversos prêmios como o Mainichi Design Award, em 2001, BVLGARI Brilliant Dreams Award, em 2007, Design Miami - Designer of the Year, também em 2007 e o DFA Award (Design fo Asia Award) em 2008.

Yoshioka também produziu diversos outros produtos incríveis, que pretendo apresentar em futuras postagens, mas para os curiosos, aqui está o site oficial: www.tokujin.com

Comments (0)