De 28 a 30 de agosto, ocorre em Tóquio o Good Design Award.


É um dos maiores eventos de design da Asia, que apresenta mais de 2 mil itens em um espaço de 17 mil metros quadrados no Tóquio Big Sight. O evento é organizado pelo Japan Industrial Design Promotion Organization (JIDPO) com o objetivo de avaliar e encorajar o design japonês.

Um dos itens que será exposto é o Fresh Label.

To-Genkyo, Fresh Label, 2009

No último ano, o Japão sofreu com uma série de escândalos envolvendo empresas de comida que mexiam nas datas de validade dos produtos. Esse design, projetado pelo grupo To-Genkyo, acompanha a data de validade do alimento. A etiqueta muda de cor baseada no nível de amônia que a comida emite ao longo do tempo. Quando o produto passa da validade, o código de barras não é mais legível, tornando impossível vender o produto.

To-Genkyo, Fresh Label, 2009

Outro ítem interessante é o banner "Truths only kids can see".

Dentsu, Truth olny kids can see, 2009

Projetado pela Dentsu, para a empresa de livros infantis Kadokawa Tsubasa, o banner utiliza uma tecnologia de impressão lenticular, muito utilizada em anúncios que "se transformam" quando a pessoa passa por eles. O designer simplesmente inverteu a impressão de horizaontal para vertical, criando um banner que varia dependendo da altura do leitor.

Com a forte pressão sobre os jovens para conquistarem bons resultados nos testes, a empresa queria passar uma mensagem às crianças, dizendo que elas são suas próprias pessoas, que elas não precisam escutar tudo o que os adultos lhes dizem. A mensagem no banner diz: "Se você ouvir tudo o que os adultos chatos lhe dizem, você vai se tornar um adulto chato".

Fonte: Spoon & Tamago

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